Tutelas Coletivas em ação


A Igreja Pentecostal Geração de Adoradores recebeu auxilio dos alunos de Ciências Contábeis e Direito para sua regularização

Publicado em 25/2/2019

Na manhã do dia 23 de fevereiro, foi realizada a entrega do registro que regulariza o trabalho da Igreja Pentecostal Geração de Adoradores, de Pinheiral. A documentação foi feita pelos alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis do projeto de extensão Tutelas Coletivas, do Escritório da Cidadania, no campus José Vinciprova. O projeto tem como intuito garantir direitos legais do Terceiro Setor.

Segundo o professor Augusto Felipe de Souza Leão, do curso Ciências Contábeis, poucas instituições têm conhecimento deste direito. “Volta Redonda é carente de projetos de cidadania e do desenvolvimento do Terceiro Setor. O trabalho que realizamos no UniFOA é uma ação inovadora”, afirmou.

A legalização oferece, por exemplo, benefícios fiscais a estas instituições, as quais não pagam tributos como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICM), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto Sobre Serviço (ISS) e entre outros.

Os representantes da Igreja, Ruy Pereira e Joelma Pereira, avaliam de forma positiva os benefícios que serão lhe oferecidos e relembraram juntos os motivos que os levaram até ali: 

- Fomos indicados através de um amigo nosso, da Associação Coletivo Azul, que também recebeu a documentação no ano passado. Acredito que o maior benefício é poder continuar ajudando ao próximo e estar regulamentado.

O ‘Tutelas Coletivas’ existe há 10 anos e, atualmente, atende mais de 30 instituições, dentre elas grupos religiosos, portadores de doenças graves e minorias de gênero.  

O Terceiro Setor - É uma terminologia sociológica utilizada para designar uma parcela organizada da sociedade civil sem fins lucrativos que busca soluções para problemas e causas sociais, suprindo necessidades da população que o governo e empresas privadas não conseguem satisfazer.

 


Veja Também: