Praticando a profissão


Aula de telejornalismo usa metodologia ativa e inova em gravação de alunos

Publicado em 2/5/2019

Texto e fotos: Agência de Comunicação Integrada – ACI UniFOA

A Metodologia Ativa tem como uma de suas características tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. Essa tem sido uma constante no UniFOA, por entender que a participação do aluno no processo ensino-aprendizagem possa desenvolver diversas habilidades como pensamento crítico, autonomia, responsabilidade, proatividade e independência.

No curso de Jornalismo, esse olhar, através das aulas práticas, estimula o aluno a produzir e vivenciar a prática da profissão ainda em sala de aula, provocando-os e estimulando o pensamento e a criatividade.               Na última quinta-feira, 2, os alunos do 3º ano de Jornalismo vivenciaram, através de exercício em sala, a técnica de Passagem Participativa, na qual existe envolvimento do repórter com o contexto da matéria a ser produzida. A aula teve interação entre os alunos e a realização de grandes encenações para que as “matérias” fossem gravadas.

A disciplina Telejornalismo, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Angélica Arieira, e pela docente Clarisse Netto ganhou com essa experiência, já que os alunos aprenderam de forma divertida e eficiente. Foi o que conclui alguns deles:

- Eu nunca tinha me ligado nessa prática e realmente funciona. A gente começa a criar mais e prestar a atenção em jornalistas que usam da técnica. Foi muito bom, muito legal! Uma experiência que coloca a gente na prática mesmo, pontuou Matheus Fagundes, aluno da turma.

Para a professora Angélica Arieira é fundamental permitir a experiência e, segundo ela, as aulas que reúnem teoria e prática sempre garantem melhor aprendizagem. "É nítido o envolvimento dos alunos com a tarefa. Eles pensam na notícia, elaboram o texto, encenam a ação, posicionam o cinegrafista e gravam. São várias competências e habilidades requeridas em um único exercício e eles adoram”, analisou.

A atividade contou com a participação da equipe da TV UniFOA.


Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade