Midiativismo em pauta


Segunda edição do Café Intercom é sucesso entre os alunos

Publicado em 23/6/2016

Um evento regado de experiência e aprendizado agitou o campusAterrado na noite de ontem, 22. A segunda edição do Café Intercom realizada pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda reuniu alunos para um debate sobre “Tecnologias e práticas nos contextos de luta no Rio de Janeiro: o midiativismo”, comandado pelo pesquisador Marcelo Castañeda de Araújo, doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a UFRRJ. 

O evento é uma parceria do UniFOA com a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e serve como um laboratório de aprendizado e troca de experiências para alunos e professores, que participaram ou não do Intercom. 

Segundo o palestrante, esse tema é muito relevante para uma discussão no âmbito universitário, principalmente em cursos de comunicação. “Acredito que o midiativismo seja uma forma alternativa tecnológica para todos, não como uma concorrência aos meios de comunicação tradicionais, mas como uma forma diferente de se manifestar politicamente por meios desses registros de fotos e vídeos que são propagados graças às tecnologias da Internet. E discutir essa forma de ação na área de comunicação é muito importante”, explicou Marcelo. 

O coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Douglas Gonçalves, pontuou que essa parceria com a Intercom tem dado muito certo, e que quem ganha sempre são os alunos. “A Intercom ajuda as universidades, e saber que esses professores e pesquisadores tão competentes estarão presentes no evento, só nos anima. Esse contato é fundamental para se pensar no Intercom do ano que vem, desenvolvendo pesquisas e estudos”, disse o coordenador. 

O aluno do primeiro ano de Jornalismo, Klisman Reis, conta que ainda não participou do Intercom, mas o evento deu um gás para sua participação no próximo ano. “Tudo que vemos nesses eventos é o que aprendemos em sala de aula, e aqui são debatidos. Com certeza estarei presente na próxima edição, a gente aprende muito participando desses momentos”, relatou o aluno. 

Já Priscila Gonçalves, do terceiro ano de Jornalismo, participou da edição do Intercom esse ano e afirma que os conhecimentos nesse evento só se multiplicam. “Foi muito produtivo, tive oportunidade de participar de oficinas e palestras de alto nível, com professores excelentes. O mais bacana é podermos botar em prática tudo que aprendemos lá em nosso dia a dia, principalmente no estágio”, contou Priscila. Ainda segundo a aluna, o Café Intercom é uma ótima oportunidade de mostrar para os alunos que ainda não participaram do congresso, como é bacana essa interação e a qualidade dos trabalhos lá apresentados. “Como aqui as pessoas apresentam os resumos dos trabalhos, os alunos que ainda não tiveram essa experiência podem ver e estar em contato com esse universo, e isso deixa qualquer aluno mais animado para participar”, concluiu. 

Intercom Sudeste

Esse ano, o Intercom Sudeste foi realizado na cidade de Salto, interior de São Paulo e o UniFOA levou duas premiações do evento. Os alunos Francielle Horst e Lucas Molliari foram premiados na categoria Outdoor, e o aluno Thiago Alves, campeão na categoria Videoclipe.
 

Thiago, aluno do segundo ano de Publicidade e Propaganda, fez uma releitura da música Whatever U Like, de autoria da 
cantora e compositora norte-americana Nicole Scherzinger. O aluno, que nunca tinha feito um trabalho dessa forma, ficou muito contente com o resultado. “Pra mim foi muito enriquecedor, fiz o trabalho praticamente sozinho e a partir do momento que fui classificado, fiquei ainda mais empolgado. Essa foi uma pequena prévia do TCC, o que vai me ajudar muito na hora de desenvolver outros trabalhos e também vai ser muito positivo na elaboração do meu portfólio”, finalizou o aluno. 

O UniFOA será a próxima parada do Intercom Sudeste e irá sediar sua XXII edição. O congresso será realizado nos dias 15,16 e 17 de julho de 2017, e receberá alunos e professores de instituições de toda a região sudeste do país. 

Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade