Inovação, Meio Ambiente e Tecnologia


Semana Acadêmica do curso de Design tem início

Publicado em 18/10/2018

Inovação, Meio Ambiente e Tecnologia em foco na abertura da Semana do curso de Design. O evento, que conta com a participação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem como objetivo difundir a troca de experiências e conhecimento técnico entre profissionais, professores e alunos, além de oferecer informações atualizadas nas diferentes áreas de atuação do Design através das oficinas que acontecem nos dias 17, 19 e 25. Confira a aqui a programação.

A abertura da semana, no auditório William Monachesi, teve a palestra do designer, Elvis Benício, egresso da primeira turma de Design do UniFOA; do jornalista Francisco Edson Alves, subeditor e repórter de polícia e cidades dos jornais O Dia e Meia Hora; além do egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Matheus Coutinho, diretor de fotografia na produtora MAC Produções.

Interdisciplinaridade

No mercado, os três cursos se encontram e o mais importante é mostrar como as três profissões interagem, de acordo com a coordenadora do curso de Design, Patrícia Rocha. “Trouxemos oficinas que abordam temas como 3D Fusion, Papel Semente e Papel Machê pensando em aproximar o aluno de assuntos futuristas que se preocupam com o Meio Ambiente e Inovação através da Tecnologia. Além disso, é essencial que os alunos também se conheçam para que possamos promover atividades integradas”, pontuou.

Elvis Benício atua na área de design gráfico, branding, ilustração e plataformas digitais e já produziu materiais para grandes marcas, como Johnson & Johnson, Red Bull, Pepsico, Cartoon Network, entre outros. “Minha trajetória sempre foi pautada em buscar novos aprendizados, porque sempre confiei que o Design poderia me trazer coisas boas pelo fato de eu me entregar bastante para a profissão”, comentou o egresso.

“São temas chaves da atualidade que enriquecem a nossa formação acadêmica, através de palestras e minicursos com grandes profissionais do mercado, formados pelo UniFOA, que nos servem de exemplo e nos impulsiona”, afirmou o presidente da Atlética de Design e aluno do curso, Lucas Aragão.

Francisco apresentou aos alunos a série de matérias jornalísticas desenvolvidas por ele que acusava a poluição da CSN em Volta Redonda. “O papel do jornalismo sério é ser a voz da população para fazer denúncias em benefício da sociedade. Para os alunos que se interessam pela área investigativa, indico que eles se incorporem à sociedade e se tornem parte dela para que possam ouvir e entender suas dificuldades, mostrando sua realidade”, ponderou o jornalista.

Hudson Ferreira, aluno do terceiro ano de Jornalismo, destacou a interdisciplinaridade do evento. “Conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho de cada profissão é fundamental, uma vez que o jornalista precisa de um publicitário assim como o publicitário precisa de um designer por se tratar de profissões que juntas somam muito mais”, explicou.

O diretor de fotografia da MAC produções, Matheus Coutinho, já atuou em projetos de grandes empresas, como Coca-Cola, Leader, Kenner, entre outros. “A principal dica para os alunos é estudem e comecem a praticar dentro da graduação, porque é através da prática que vamos nos adequando ao mercado para chegar ao nível que queremos chegar”, revelou o publicitário, que se especializou em cinema, fashion film e fotografia de moda.

“Esse evento nos possibilitou aprender um pouco mais da atuação de cada profissional, além de nos aproximar de egressos da instituição que são destaques no mercado de trabalho, o que nos mostra que é possível obter sucesso profissional”, comentou a aluna do quarto ano de Publicidade e Propaganda, Bruna Castilho.

ACI - A Agência de Comunicação Integrada, localizada no campus Porfirio José de Almeida, também promove a integração entre os cursos. “Alunos e professores dos três cursos já trabalham em conjunto na ACI e quem ganha com isso são os alunos, porque pensar junto o desenvolve para o seu perfil profissional ideal”, acrescentou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves. “Hoje em dia já não existe mais um isolamento profissional e já percebemos que a resolução de problemas requer múltiplas capacidades e múltiplas competências”, completou a coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira.


Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade