Cidadania É Aqui


Alunos de diversos cursos participam de ação da Prefeitura Municipal de Volta Redonda

Publicado em 13/6/2016

Vinícius Valim - 3º ano de Jornalismo
 

Um mutirão ofereceu prestação de serviços básicos à população de Volta Redonda no dia 7 de maio. O Cidadania É Aqui, promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através do Banco da Cidadania (SMAC), em parceria com o UniFOA, teve duração de seis horas e aconteceu na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

O evento, gratuito, contou com diversas tendas e teve a participação de professores e alunos da instituição para auxiliar nas atividades propostas pelos cursos de Design, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Direito, Recursos Humanos, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Na tenda dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, o público aprendeu com a orientação de alunos e professores, a produzir currículos, orçamento familiar entre outras atividades. “Servir a sociedade é um ato de cidadania que pode ser praticado por todos os cursos e isso vai incorporar conhecimento aos alunos. Travar contato com a sociedade é colocar em prática tudo aquilo que a gente lecionou na universidade”, destaca o professor Agamêmnom Rocha Souza, coordenador dos cursos.

Em setores de saúde, como na Enfermagem, o público pôde realizar avaliações que detectam possíveis doenças, como hipertensão e diabetes. Os cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) estavam explicando métodos de combate à Dengue.

Já o Design apresentou atividades que podem gerar renda às pessoas. Utilizando materiais descartáveis, os alunos e professores mostravam como materiais, a exemplo do papelão, podem ser aproveitados na confecção de peças vendáveis.

Otávio Mithidieri comentou sobre a participação do UniFOA no Cidadania É Aqui. “Nós participamos de todos os eventos comunitários em Volta Redonda e ao redor da universidade, pois queremos levar para a comunidade todos os serviços e conhecimentos que são produzidos pelos nossos cursos, contribuindo, assim, para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse ele, acrescentando: “Este evento é uma prática para os nossos alunos, que orientam as pessoas naquilo que for necessário e uma colaboração à comunidade”, declarou.

Já o responsável pelo Banco da Cidadania, Paulo Afonso da Silva, não só destacou o trabalho de apoio do UniFOA, como comentou sobre a importância da presença da instituição nos eventos que ainda virão.

– O UniFOA está conosco em todos os eventos de atenção ao público. Quando, por algum motivo, o Centro Universitário não pode participar em uma data, mexemos em nosso cronograma, pois a parceria para o Cidadania é Aqui é fundamental. Nossa intenção é que a instituição esteja conosco em todos os eventos por muitos anos.


Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade