Mensalidade:
R$ 769,00
Graduação:
Bacharelado
Duração
8 períodos - (4 anos)
Campus
Campus Porfirio José de Almeida
Coordenação
Angélica Aparecida Silva Arieira (angelica.arieira@foa.org.br)
O trabalho de um jornalista é desenvolvido em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, internet, assessorias de imprensa e produtoras, atuando como profissional contratado ou freelancer.
Pode assumir funções de repórter, redator, chefe de reportagem, editor, produtor, assessor ou pesquisador. Seja qual for a natureza dos veículos de comunicação, o mercado sempre precisa de produtores de conteúdo, com domínio de texto e da linguagem, facilidade de interação e potencial de investigação e levantamento de dados.
No curso de Jornalismo do UniFOA a cada ano os alunos são estimulados a desenvolver projetos de comunicação. O curso dispõe de laboratórios de TV, de fotografia e computação gráfica, Agência Integrada de Comunicação que é responsável pela produção dos jornais laboratório Atitude e Expresso, além da Rádio Web UniFOA, no ar 24 horas.
Durante todo o curso, os acadêmicos são motivados a produzir conteúdos com diferentes objetivos – de artigos científicos a reportagens –, exercitando, desde cedo, sua atividade. As melhores práticas e tendências são abordadas no curso.
Curso reconhecido pela Portaria MEC/SERES nº 204, de
25/06/2020
Publicação no DOU em 07/07/2020
Seção: 1; Página: 32
.
Autorizado pela Resolução
CONSUN/CONSEPE nº. 001/06 de 25/09/2006.
Semestre: | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | Eletivas |
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1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das
disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive
antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula,
em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de
mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.
2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo
discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto
Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes
do Curso.
Afranio Teodoro Moutinho
Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 08/10/2012
Disciplinas lecionadas
Aline Rodrigues Botelho
Doutorado em Design
Data de admissão: 03/02/2014
Disciplinas lecionadas
Angelica Aparecida Silva Arieira
Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 02/08/2010
Disciplinas lecionadas
Denise Schetino Bastos Certo
Doutorado em Letras
Data de admissão: 01/08/2007
Disciplinas lecionadas
Douglas Baltazar Goncalves
Mestrado em História
Data de admissão: 01/08/2008
Disciplinas lecionadas
Edilberto Venturelli
Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 02/08/2010
Disciplinas lecionadas
Edson dos Santos Ribeiro
Especializacao em Psicopedagogia
Data de admissão: 01/02/2012
Disciplinas lecionadas
Eduardo Jorge Nascimento de Oliveira
Doutorado em História Política
Data de admissão: 01/08/2008
Disciplinas lecionadas
Heitor da Luz Silva
Doutorado em Comunicação
Data de admissão: 13/01/2010
Disciplinas lecionadas
Maria Amalia Sarmento Rocha de Carvalho
Mestrado em Linguística Aplicada
Data de admissão: 29/07/2009
Disciplinas lecionadas
Rebeca Baltazar Chaves
Mestrado em Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 01/02/2017
Disciplinas lecionadas
Rogerio Martins de Souza
Doutorado em Comunicação e Cultura
Data de admissão: 02/08/2010
Disciplinas lecionadas
Salete Leone Ferreira
Doutorado em Educação
Data de admissão: 11/02/2008
Disciplinas lecionadas
Stella Arantes Aragao
Mestrado em Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas
A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula e bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos.
O curso ainda tem:
- Laboratório de TV (TV UniFOA)
- Laboratório de Rádio (Rádio UniFOA)
- Laboratório de Fotografia
- Laboratório de Redação Jornalística
- Agência de Comunicação Integrada (ACI)
Além disso, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, ainda conta com o Clube FOA (academia, sala de lutas, piscina aquecida e quadras poliesportivas), Clínicas Odontológicas, Policlínica, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA.
No curso de Jornalismo do UniFOA a cada ano os alunos são estimulados a desenvolver projetos de comunicação. O curso dispõe de laboratórios de TV, de fotografia e computação gráfica, Agência Integrada de Comunicação que é responsável pela produção dos jornais laboratório Atitude e Expresso, além da Rádio Web UniFOA, no ar 24 horas.
Durante todo o curso, os acadêmicos são motivados a produzir conteúdos com diferentes objetivos – de artigos científicos a reportagens –, exercitando, desde cedo, sua atividade. As melhores práticas e tendências são abordadas no curso.
A avaliação de desempenho acadêmico abrange os aspectos de frequência e aproveitamento, segundo Regulamentação própria do UniFOA, disponibilizada ao estudante através do Guia Acadêmico. A média exigida para a aprovação direta no respectivo período é igual ou superior a 7,0 (sete), obtida em duas avaliações bimestrais (cursos semestrais) ou quatro avaliações anuais (cursos anuais), devendo para o cálculo ser aplicada a média aritmética das AVDs.
O discente possui a possibilidade de realização de prova denominada “Segunda Chamada” em casos previstos no Regulamento. O aluno que obtém média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) pode prestar Exame Final. Após o Exame Final será considerado aprovado o discente que possuir média igual ou superior a 5,0 (cinco) utilizando a média das AVDs e a nota do Exame Final. Quanto à frequência, o estudante deverá obter o mínimo de 75% de presença às aulas.
As avaliações são compostas de provas escritas, suplementadas por trabalhos em grupo e/ou individual, apresentados na forma oral ou escrita, a critério do docente. Atualmente, adota-se um sistema misto de organização de provas, de modo a contemplar questões, dissertativa e objetiva, enfatizando a necessidade de que, independente do tipo de questão, a avaliação não se restrinja aos aspectos cognitivos, mas, privilegie, também, o desenvolvimento das habilidades pretendidas.
Importante ressaltar que, após as aplicações das avaliações e conforme Normatização Institucional, professores e estudantes realizam procedimento denominado Vista de Prova visando a verificação da argumentação dos discentes quanto às respostas aplicadas, possibilitando ou não a revisão. Além do procedimento “Vista de Prova”, o discente possui ainda o recurso da Revisão de Prova.
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