Ementa


Filosofia, Conceitos Básicos - Definição de Qualidade; Qualidade Aliada à Sustentabilidade Ambiental; Sobrevivência Na Nova Ordem Mundial; Competitividade; Histórico da Qualidade; Benefícios Internos e Externos da Qualidade; Custos da Qualidade; a Gestão Pela Qualidade Total (Tqc, Cwqc, Toyota, Tqm, Bsc, 6 Sigma e Lean Sigma). Ferramentas da Gestão Pela Qualidade Total - Gestão da Rotina: Masp, Brainstorming, Multivotação, Gut-Cd, 5W2h, Fluxogramas, Pdca, Sdca, Unidades Gerenciais Básicas, Programa 5S, Padronização da Rotina, Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho, Auditorias Internas, Programa de Educação, Reuniões Relâmpago, Administração Visível, Monitoração de Cliente, Grupos Kaizen. Principais Sistemas de Garantia da Qualidade - Sistemas de Certificação: Iso (9001, 14001, 17025 e 65), As 8000, Ohsas 18000; Metodologia de Implantação, Documentação, Requisitos, Participação da Alta Administração, Gerência Média e Instâncias Operacionais; Pré-Auditoria, Auditoria de Certificação, Auditorias de Manutenção; Eficácia Empresarial, Mapa de Processos, Organização Versus Burocratização, Motivação, Trabalho em Equipe. Controle da Qualidade em Atendimento Aos Direitos do Ser Humano; As Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Ishikawa, Histograma, Folha de Verificação, Estratificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Dispersão, Gráficos de Controle; Círculos de Controle da Qualidade; Lean Six Sigma: a Estratégia Seis Sigma e O Lean Manufacturing (Produção Enxuta).