Mercado de Trabalho
O
profissional de Educação Física possui o objetivo de contribuir na promoção da
saúde por meio do planejamento, acompanhamento e orientação da prática de
exercícios físicos especializados. Possui competência conceitual e técnica, podendo
exercer a profissão nas áreas de esportes e lazer, fitness e saúde. Os
bacharéis em Educação Física encontrarão o mercado de trabalho em plena
ascensão, com ampla variedade no campo profissional a ser seguido.
Competências
adquiridas ao longo do curso:
- Planejar,
executar ou supervisionar a realização de exercícios tantos individuais
("personal trainer") como em grupos, seja em academias de ginástica,
clubes, associações esportivas, escolinhas de esporte, empresas ou locais
públicos;
- Organizar
e promover eventos esportivos nas áreas de Gestão e Marketing Esportivo;
- Preparar
crianças, jovens ou adultos para a iniciação de todas as modalidades
esportivas;
- Orientar
indivíduos para treinamento com finalidade competitiva, visando uma melhora da
performance atlética;
- Trabalhar
com o entretenimento de hóspedes e turistas em hotéis, clubes, condomínios,
navio, SPA, ou coordenar atividades de turismo ecológico ao ar livre;
- Acompanhar
e orientar grupos especiais como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, ou
auxiliar pessoas com doenças em reabilitação ou na recuperação após algumas
cirurgias;
- Atuar
nos centros de saúde preventiva privados ou públicos, na atenção básica à saúde
no Programas de Saúde da Família;
- Além
disso, o bacharel em Educação Física pode também realizar pesquisas
científicas.
A Educação Física é um componente curricular obrigatório para toda a Educação Básica, regulamentada pela lei de Diretrizes e Bases da Educação. Assim, o professor de Educação Física tem amplo mercado de trabalho tanto no ensino privado como no público. O Licenciado em Educação Física pode atuar como professor em escolas de educação infantil, nos ensinos fundamental e médio ou superior. Além disso, o licenciado em Educação Física pode também atuar como coordenador pedagógico em instituições de ensino, assim como realizar pesquisas cientificas.
Diferencial
O
maior diferencial do curso de Educação Física Bacharelado do UniFOA é, sem
dúvidas, a preocupação com a solida formação profissional que permite ao
egresso o seu ingresso consistente no mercado de trabalho. Para isso, os
valores éticos, morais e políticos constituem importantes baluartes da formação.
Tais características se traduzem na ação de um compromisso de superação,
fundamentado na ciência e também na competência e habilidades do corpo docente do
curso que é titulado e experiente.
Outro diferencial de bastante importância é toda a estrutura física do curso,
que se encontra no campus Olézio Galotti, o que estimula a aplicação prática
das teorias que substanciam a formação profissional. Além das disciplinas
básicas, o aluno tem acesso a orientações sobre empreendedorismo, administração
e filosofia.
O curso possui: academia de ginástica, quadra poliesportiva, ginásio
poliesportivo coberto, quadra de tênis, piscina semiaquecida, laboratório de
avaliação antropométrica, campo society, laboratório de anatomia, laboratórios
de informática, salas de aula com recursos audiovisuais, tudo no mesmo campus
universitário.
Os alunos participam de aulas de campo da disciplina de esportes de aventura,
jornadas científicas, congressos da área, projetos sociais, visitas técnicas e
apresentações em congressos.
No curso de Educação Física Licenciatura, os acadêmicos têm currículo pedagógico e estrutura física voltadas para uma formação de excelência, com professores de reconhecida experiência e formação acadêmica de destaque. Além de todos esses diferenciais, importantes para a formação do futuro professor, o curso com um vaso campo para estágios em escolas públicas e particulares da cidade e da região, o que lhes proporcionará um diferencial em sua futura vida profissional.
Reconhecimento
Bacharelado reconhecido pela Portaria MEC/SERES Nº 134 de
01/03/2018
Publicação no DOU em 02/03/2018
Seção: 1; Página: 74.
Autorizado pela Resolução
CONSUN 058/05 de 10/10/2005.
Licenciatura reconhecido pela Portaria MEC/SERES N° 914 de 27/12/2018 Publicação no DOU em 28/12/2018 Seção: 1; Página: 141.Autorizado pelo Decreto MEC n°. 68.328 de 09/03/1971.
Grade/Matriz Curricular
Grade/matriz curricular semestral, vigente em 2021
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
80 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
80 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
150 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
100 Horas
-
60 Horas
-
215 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
170 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
90 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
170 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
150 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
100 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
215 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
170 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
90 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
170 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
-
60 Horas
Observações
1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das
disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive
antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula,
em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de
mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.
2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo
discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto
Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes
do Curso.
Recursos Disponíveis
A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula, bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos. O campus Olezio Galotti, em Três Poços, ainda conta com o Clube FOA, Clínicas Odontológicas, Policlínica, Núcleo de Práticas Jurídicas, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA.
O curso ainda tem:
- Academia de Musculação
- Sala de lutas
- Piscina aquecida
- Sala de Dança
- Quadras poliesportivas.
Diferencial
O
maior diferencial do curso de Educação Física Bacharelado do UniFOA é, sem
dúvidas, a preocupação com a solida formação profissional que permite ao
egresso o seu ingresso consistente no mercado de trabalho. Para isso, os
valores éticos, morais e políticos constituem importantes baluartes da formação.
Tais características se traduzem na ação de um compromisso de superação,
fundamentado na ciência e também na competência e habilidades do corpo docente do
curso que é titulado e experiente.
Outro diferencial de bastante importância é toda a estrutura física do curso,
que se encontra no campus Olézio Galotti, o que estimula a aplicação prática
das teorias que substanciam a formação profissional. Além das disciplinas
básicas, o aluno tem acesso a orientações sobre empreendedorismo, administração
e filosofia.
O curso possui: academia de ginástica, quadra poliesportiva, ginásio
poliesportivo coberto, quadra de tênis, piscina semiaquecida, laboratório de
avaliação antropométrica, campo society, laboratório de anatomia, laboratórios
de informática, salas de aula com recursos audiovisuais, tudo no mesmo campus
universitário.
Os alunos participam de aulas de campo da disciplina de esportes de aventura,
jornadas científicas, congressos da área, projetos sociais, visitas técnicas e
apresentações em congressos.
No curso de Educação Física Licenciatura, os acadêmicos têm currículo pedagógico e estrutura física voltadas para uma formação de excelência, com professores de reconhecida experiência e formação acadêmica de destaque. Além de todos esses diferenciais, importantes para a formação do futuro professor, o curso com um vaso campo para estágios em escolas públicas e particulares da cidade e da região, o que lhes proporcionará um diferencial em sua futura vida profissional.
Critérios de Avaliação
A avaliação de desempenho acadêmico abrange os aspectos de frequência e aproveitamento, segundo Regulamentação própria do UniFOA, disponibilizada ao estudante através do Guia Acadêmico. A média exigida para a aprovação direta no respectivo período é igual ou superior a 7,0 (sete), obtida em duas avaliações bimestrais (cursos semestrais) ou quatro avaliações anuais (cursos anuais), devendo para o cálculo ser aplicada a média aritmética das AVDs.
O discente possui a possibilidade de realização de prova denominada “Segunda Chamada” em casos previstos no Regulamento. O aluno que obtém média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) pode prestar Exame Final. Após o Exame Final será considerado aprovado o discente que possuir média igual ou superior a 5,0 (cinco) utilizando a média das AVDs e a nota do Exame Final. Quanto à frequência, o estudante deverá obter o mínimo de 75% de presença às aulas.
As avaliações são compostas de provas escritas, suplementadas por trabalhos em grupo e/ou individual, apresentados na forma oral ou escrita, a critério do docente. Atualmente, adota-se um sistema misto de organização de provas, de modo a contemplar questões, dissertativa e objetiva, enfatizando a necessidade de que, independente do tipo de questão, a avaliação não se restrinja aos aspectos cognitivos, mas, privilegie, também, o desenvolvimento das habilidades pretendidas.
Importante ressaltar que, após as aplicações das avaliações e conforme Normatização Institucional, professores e estudantes realizam procedimento denominado Vista de Prova visando a verificação da argumentação dos discentes quanto às respostas aplicadas, possibilitando ou não a revisão. Além do procedimento “Vista de Prova”, o discente possui ainda o recurso da Revisão de Prova.