XIV Jornada de Nutrição


Evento regional acontece no UniFOA

Publicado em 24/11/2018

O curso de Nutrição promoveu, nos dias 23 e 24, a XIV Jornada de Nutrição da Região Sul Fluminense com o objetivo de oportunizar um ambiente de troca de conhecimento e discussão científico nas diferentes áreas da Nutrição, integrando alunos, professores, egressos e profissionais. Os encontros aconteceram no campus Olezio Galotti.

Na sexta-feira, 23, os alunos assistiram ao filme “Josué de Castro: Cidadão do Mundo” e debateram a respeito do patrono da Nutrição no Brasil. Já no sábado, 24, os acadêmicos contaram com a palestra “Interpretação de exames laboratoriais na prática ambulatorial”, com Nelzir Trindade Reis, doutora no tema e referência no Brasil.

Josué de Castro foi um médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. “Ele criou a classe dos nutricionistas com o objetivo de combater a fome no país, então fizemos uma exposição crítica dos motivos da fome ainda estar presente e qual o nosso papel enquanto cidadãos e profissionais da saúde na erradicação desse mal da sociedade”, acrescentou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Alden dos Santos Neves.

Os exames laboratoriais são um complemento da avaliação clínica feita pelo nutricionista durante uma consulta, segundo Nelzir. “O fundamental é que o profissional aprenda a olhar vendo, escutar ouvindo e apalpar sentindo. Com base nos sintomas detectados nesse atendimento, os exames virão para confirmar ou refutar a hipótese refutada por ele”, explicou a professora.

- A XIV edição do evento vem para consolidar todo o trabalho que vem sendo feito no curso, além de servir como um importante espaço para a atualização dos participantes com grandes nomes da Nutrição do Brasil, concluiu o coordenador do curso, Elton Bicalho.


Veja Também: