V Encontro Promoção da Igualdade Racial


O evento começou nesta quinta-feira, 10, no campus Olezio Galotti

Publicado em 10/5/2018

Os direitos das comunidades tradicionais estão, mais uma vez, em pauta no UniFOA. Nessa quinta-feira, 10, teve início o V Encontro Promoção da Igualdade Racial, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento tradicional na instituição recebeu alunos e professores de diversos cursos no Centro Histórico-Cultural, além de membros da comunidade, para discutir demandas e políticas públicas que tragam qualidade de vida e respeito às comunidades indígenas do estado.

Estiveram presentes na abertura do evento, o professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania; o defensor público federal, José Roberto Tambasco; o coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cristiano Machado e a bióloga e agente do órgão, Rosângela Nunes; e representantes da Aldeia Itaxi de Paraty Mirim, Paraty/RJ.

Dentre as atividades realizadas nesta manhã estiveram uma palestra com os membros da Funai com o tema “Ocupação, desenvolvimento e vivência das comunidades indígenas no Estado do Rio de Janeiro”; roda de conversa sobre as perspectivas das comunidades indígenas no cenário atual; e apresentação de musical com o grupo cultural da Aldeia Itaxi.

Relatórios Técnicos – Na abertura do evento houve a entrega de uma cópia digital dos arquivos dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação realizados pelo INCRA em todo Brasil até março de 2018. O material contém dados atualizados de todos os quilombos existentes no país e estará disponível para consulta dos alunos e professores a partir de agora na instituição.


Tags:

Veja Também: