UniFOA realiza III Feira de Estágios


Alunos têm contato com grandes empresas da região

Publicado em 11/10/2018

Para conectar os alunos às empresas de renome da região e do país, a III Feira de Estágios do UniFOA, promovida pelo Programa de Ações Empresariais (PAE), no campus Olezio Galotti, recebeu acadêmicos de todos os cursos para conhecer melhor a atuação de mercado das instituições.

Os discentes conversaram com funcionários do setor de Recursos Humanos e Marketing de 23 empresas, dentre elas Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, CSN, MRS Logística, Gym Fitness, Carta Fabril, Aldeia das Águas, Santander, Arcelor Mittal, Totvs e outras.

As empresas que participaram da feira já são conveniadas com o UniFOA e já oferecem opções de estágio para os nossos acadêmicos, de acordo com professor responsável pelo PAE e pela Central de Estágios do UniFOA, Lizandro Zerbone.

“Quisemos atrair as empresas podem agregar valor na trajetória acadêmica dos nossos alunos, que são profissionais altamente qualificados e com visão periférica, com características técnicas e comportamentais consideráveis, diante do mercado de trabalho”, destacou Zerbone.

Perfil profissional do mercado de trabalho

Com a evolução da sociedade, o perfil profissional buscado pelas empresas para compor o quadro de funcionários também mudou. Atualmente é necessário que o profissional de Administração possua cursos extras além da graduação, como domínio em Excel, por exemplo, de acordo com Cássia Freitas de Paula, supervisora do CIEE na região do Sul Fluminense.

“Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam profissionais que investem em capacitação profissional. Todas as empresas, por menores que sejam, são informatizadas e exigem que, mesmo como estagiário, seu funcionário tenha domínio nos softwares que ela utiliza”, apontou Cássia.

O evento também estimula o aluno a buscar melhorar o seu currículo, segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patrícia Nunes. “Trouxemos alunos de todos os anos do curso, porque entendemos que os alunos dos primeiros anos já podem se atentar para as dicas das empresas, enquanto os alunos dos últimos anos, que já estão em período de estágio obrigatório, já se encaminham para o mercado. Como o curso de Ciências Contábeis é profissionalizante, o evento também empodera o nosso aluno da necessidade de ser um profissional plural”, acrescentou a professora.

O aluno do quarto ano do curso de Jornalismo, Alef Oliveira, aprovou a iniciativa da instituição. “O curso nos capacita e nos dá a oportunidade de mostrar ao mercado tudo o que aprendemos. É uma experiência importantíssima, principalmente por nos permitir saber quais competências precisamos desenvolver para ser um profissional de excelência”, continuou.

O UniFOA é referência como centro universitário. “Muitos representantes dessas empresas são egressos nossos, o que nos mostra que o nosso ciclo de ensino foi virtuoso. E esse exemplo é fundamental para que os nossos acadêmicos possam enxergar que saindo daqui o mercado de trabalho está aberto para eles com oportunidades de trabalho e crescimento”, comentou a reitora do UniFOA, Claudia Utagawa.

Organização do evento

Os alunos do sexto período do curso de Administração atuaram na organização do evento. “É uma experiência incrível poder ter contato direto com tantas empresas importantes da nossa região, porque a gente acaba aprendendo um pouco mais sobre elas, além de já fazer um networking com seus representantes”, afirmou o aluno Gabriel de Oliveira.

“Nunca havia trabalhado em um evento com esse porte e conta muito para o nosso currículo ter essa experiência, uma vez que nos proporciona uma oportunidade de colocar a teoria que aprendemos na sala de aula em prática”, completou Leonardo Maciel.


Veja Também: