Saúde da criança


UniFOA recebe profissionais da saúde para capacitação AIDPI

Publicado em 10/12/2018

O UniFOA sediou a capacitação de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), entre os dias 2 e 6 de dezembro, no campus Olezio Galotti. Ministrada pela pediatra e professora do curso de Medicina, Márcia Cardoso, o evento que reuniu profissionais da Saúde de todo o estado, teve como objetivo facilitar o atendimento à criança e reduzir as taxas de mortalidade infantil.

A prática que prevê a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos pacientes é promovida pela Secretaria de Saúde do Estado. A docente, Márcia Cardoso, é a única médica do estado do Rio de Janeiro autorizada a aplicar a metodologia para os colegas de profissão e enfermeiros cariocas.

Segundo a professora, os profissionais que procuram este curso se tornam multiplicadores do que foi aprendido, reportando os ensinamentos aos seus municípios. “Recebemos médicos e enfermeiros de várias partes do Rio. Eles irão contribuir com suas cidades, diminuindo a taxa de mortalidade e fazendo diagnósticos mais eficazes”, declarou.

Essa foi a primeira vez que a enfermeira Suellen Oliveira, de Três Rios, participou da ação. “Sou uma das coordenadoras da Rede Cegonha da região centro-sul e entendo que a linhagem materna tem que ter uma linha infantil associada, a intenção é fazer com que ambas andem juntas”, destacou.

A médica, Daniella Fernandes, que se especializou em medicina de família, participou pela terceira vez da atividade. “O curso nos proporciona novos ensinamentos a cada ano, devido as dinâmicas feitas. É uma experiência importante para os profissionais da saúde que nos auxilia muito no atendimento às crianças”, pontuou.


Veja Também: