Recicla+ Barra Mansa


Estudantes de Engenharia Ambiental e Sistemas de Informação desenvolvem aplicativo para o município

Publicado em 8/12/2017

Parceria, inovação e novas oportunidades. Esse conjunto de experiências foi vivenciado pelos alunos Pedro Henrique Costa, Rafael Souza, Lucas Paiva, Frederico Marcelino e João Victor Araujo, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sistemas de Informação. Dessa vez, a novidade é a criação de um aplicativo para o sistema Android, destinado à coleta seletiva do município de Barra Mansa. E o mais legal de tudo: já está pronto e em breve estará disponível para download.

Os professores responsáveis por coordenar esse projeto, Adilson Santos e Rosenclever Gazoni, compartilharam que a atividade faz parte de um PIC (Projeto de Iniciação Científica), desenvolvido durante esse ano. “O aplicativo foi pensado para auxiliar a Cooperativa de Produtos Recicláveis (COOPCAT), a qual realiza um trabalho gratuito para a população. Eles buscam os objetos recicláveis nas casas e oferecem o tratamento ideal para esses resíduos”, explicou Adilson, professor do curso de Engenharia Ambiental.

Os alunos desenvolveram o aplicativo que tem a função de mostrar o roteiro da COOPCAT, quais localidades são assistidas e, principalmente, permite que o morador solicite a ida do caminhão até sua residência. Tudo éproporcionado pelo app

Para o aluno do terceiro ano do curso de Sistemas de Informação, João Victor Araujo, essa foi a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula. “Gosto bastante da área de programação, criação de sites e aplicativos são sempre interessantes”, afirmou. 

Rafael Souza, aluno do nono período do curso de Engenharia Ambiental, disse que o projeto está alinhado com sua vivência na área de coleta seletiva. “A partir da minha experiência em estagiar com uma equipe responsável pela coleta seletiva de Barra Mansa, foi uma super oportunidade desenvolver um produto que pode auxiliar na organização e divulgação da coleta realizada pelo COOPAT”, relatou.

O professor Rosenclever apontou que os docentes sempre buscam desenvolver esse tipo de atividade, seja por meio de projetos ou estágio. “O fato de experimentarem e desenvolverem trabalhos reais durante o curso os ajuda no preparo para o mercado, assim como em situações que são comuns no cotidiano de trabalho”, enfatizou. Através desse projeto, os alunos aprendem a entender e definir o que o cliente espera. “As questões de prazo, definição da tecnologia utilizada, são requisitos que os alunos aprendem a lidar”, concluiu.

Em breve, o aplicativo chamado ‘Recicla+’ estará disponível para download através do sistema Android. Veja algumas imagens do aplicativo: 

 


Veja Também: