Novo laboratório de Simulação Realística


Experiência que irá desenvolver competências com base na ética e segurança do paciente

Publicado em 24/8/2018

Professores do curso de Medicina e Enfermagem começaram a testar, nesta sexta-feira, 24, os três manequins do novo Laboratório de Simulação Realística. Localizado no prédio 1, do campus Olezio Galotti, o espaço irá somar às práticas profissionais que já existem nos cursos da saúde.

O Laboratório de Simulação Realística é o que há de mais inovador em termos de treinamento e preparação de alunos. “Após a capacitação dos professores, começaremos a montar o cenário para que os alunos pratiquem. Dentre todos os benefícios dessa experiência, estão a melhora da qualidade do treinamento e a redução do nível de erros que podem ser cometidos. Aqui eles poderão ser corrigidos a fim de alcançarem a excelência na vida profissional”, destacou a reitora do UniFOA e docente do curso de Medicina, Claudia Utagawa.

O novo espaço permite aos acadêmicos vivenciarem situações clínicas reais de alta fidelidade em urgência e emergência em manequins (pacientes) de alta tecnologia, programados com determinadas patologias e comandados por professores/instrutores.

Os alunos têm a oportunidade de realizar atendimentos em um ambiente similar aos espaços que vão encontrar nos cenários de saúde. As aulas possibilitam preparo para o atendimento, além de contribuir para a segurança do paciente no futuro.

“Potencializaremos a eficácia das aulas com essa nova oportunidade de fixar o conhecimento, além de trazê-los para o mais próximo possível da realidade. Aqui os alunos vivenciarão situações clinicas de urgência e emergência, cenas que serão experimentadas na vida real pelos futuros médicos e enfermeiros.”, pontuou o professor do curso de Enfermagem Ary Spacoski.


Veja Também: