Novas práticas


Alunos de Medicina realizam Júri Simulado com auxílio do curso de Direito

Publicado em 14/11/2018

Os alunos do primeiro módulo de Medicina participaram, na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro, de um Júri Simulado. O tema abordado neste semestre foi ‘Tratamento de Oncológico no SUS e no Sistema Privado’. Os acadêmicos puderam vivenciar o clima de tribunal julgando casos oncológicos reais do Sistema Único de Saúde. As professoras Márcia Cardoso e Rhanica Evelise, moderaram a atividade e os futuros médicos tiveram o auxílio do professor Ricardo Fernandes, do curso de Direito.

“A ideia de fazer esse projeto surgiu por meio do coordenador de Medicina, Geraldo Cardoso. Essas experiências dinamizam o aprendizado e completam a formação. A medicina está atrelada ao direito em alguns casos e poder explicar na prática, fazendo com que os acadêmicos usem as leis é mais simples do que trabalharmos apenas a teoria”, explicou a professora Márcia Cardoso.

A aluna Felícia Bruno contou com o auxílio de seus familiares que estudam Direito para montar a acusação e demonstrou entusiasmo ao realizar a atividade:

“O professor Ricardo nos explicou como funciona a posição no júri e algumas leis que podemos usar em casos relacionados a área de saúde. Eu não tinha o conhecimento de como era julgado um caso médico, não conhecia as leis que resguardavam o cidadão do SUS. Foi uma atividade de muita pesquisa e aprendizado”, concluiu.


Veja Também: