Humanização desde os primeiros passos


Calouros de Medicina têm experiência no anatômico com atividade guiada por professoras

Publicado em 11/2/2020

Os calouros do curso de Medicina tiveram a primeira experiência no anatômico do campus Olezio Galotti, no dia 11 de fevereiro. E, pensando nesse contato inicial, as professoras Sonia Moreira e Cecilia Pereira realizaram uma atividade acadêmica que aproximou os futuros médicos ao espaço que lhes servirá para estudo ao longo da graduação.

“A ideia de promover uma ação lúdica partiu da percepção que tivemos ao longo dos anos, diante do sofrimento que alguns alunos demonstravam no momento de aproximação com o anatômico. Pensamos em uma atividade mais humanizada que pudesse aproximá-los desse objeto de estudo que irá acompanha-los durante a graduação - prevenindo e cuidando da saúde mental deles”, destacou a professora Sonia Moreira.

Além de terem o primeiro contato com a peça no laboratório de anatomia, as professoras falaram um pouco a respeito dos cadáveres e mostraram exemplos como os do anatomista Leonardo da Vinci. A atividade, já em sala, foi dividida em dois momentos: primeiro escrever o que esperavam da experiência e, depois, quais foram as sensações.


Veja Também: