Hackathon 2018


Alunos levam segundo e terceiro lugar para casa

Publicado em 12/3/2018

Alunos do curso de Sistemas de Informação ficaram em segundo e terceiro lugar na Maratona de Programação ‘Hackathon APL Metalmecânico’, de Barra Mansa, no último final de semana, 10 e 11 de março. O evento foi uma competição entre 20 equipes com o objetivo de elaborar, durante 28 horas, soluções para problemas enfrentados pelo setor industrial da região.

O evento desafiou os participantes a desenvolverem uma plataforma virtual online e inovadora que possibilitasse a integração entre o setor produtivo parceiro da APL, instituições de ensino e órgãos públicos – visando a criação da base de gerenciamento do futuro Centro Tecnológico do Sul Fluminense.

“Pensamos em uma plataforma online responsiva, que pode ser acessada de qualquer dispositivo e que facilita a comunicação entre os setores envolvidos. Assim, APL, os centros universitários, universidades e empresas saberão de oportunidades, demandas e poderão contribuir com o crescimento umas das outras”, explicou o aluno do 4º ano de SI, Ahmad Kassem Abbas.

O grupo também composto pelos acadêmicos João Victor Nascimento Araújo, Guilherme Vallim Machado, Matheus Gonçalves Alberto, conquistou o 3º lugar da maratona. Levaram para casa o prêmio e boas recordações.

“O evento foi muito especial para mim, pude adquirir uma boa experiência de como funciona o mercado, como trabalhar em equipe e executar aquilo que foi passado dentro da sala de aula”, pontuou o aluno Guilherme Machado, do 2º ano de Sistemas de Informação.

Já o acadêmico Gabriel Herculano, do 3º ano de SI, participou de uma equipe junto com discentes de outras faculdades e ficou no 2º lugar. “Todo o nosso projeto foi feito na plataforma Wordpress, com auxilio de uma ferramenta visual chamada UX Builder”, destacou Gabriel que completou:

- A situação me mostrou um pouco mais como é o ambiente empresarial com prazos curtos e como contorná-los sendo criativo e usando todo o potencial da ferramenta escolhida. Aprendi mais sobre trabalho em equipe e levarei isso comigo quando começar o meu Trabalho de Conclusão de Curso.  

As equipes foram compostas por até quatro membros cada e formadas no primeiro dia do evento, que aconteceu no sábado. Os times vencedores conquistaram o segundo e terceiro lugar, levando para casa os prêmios de dois mil e mil reais respectivamente.

A reitora do UniFOA, Claudia Utagawa, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo Vieira, e os professores Marcelo Passos, Rafael Teixeira acompanharam o trabalho dos alunos. “Foi possível colocar em prática todo o conhecimento das disciplinas ofertadas pelo curso de Sistemas de Informação em um projeto real que abordou o problema, custos, prazo, escolha da melhor tecnologia entre diversas outras questões para o bom desenvolvimento”, destacou o professor Marcelo Passos. “Vale ressaltar também o networking criado em experiências como essa. São contatos para a vida acadêmica e também profissional dos meninos. O evento foi, sem dúvidas, uma experiência única para todos eles”, completou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo Vieira.

O que é um Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar algo, hacker sistema) e “marathon” (maratona). Programadores, designers e empreendedores competiram lado a lado com um único objetivo: apresentar soluções inovadoras para o setor industrial da região. 

Confira alguns registros do evento:


Grupo vencedor do 2º lugar
Grupo vencedor do 3º lugar

Veja Também: