Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais


Curso de Extensão reuniu alunos e profissionais para um diálogo sobre os temas

Publicado em 9/10/2017

O curso de extensão ‘Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais’ teve início no último sábado, 7, no campus Aterrado e reuniu alunos dos cursos de Serviço Social, Engenharia de Produção, profissionais de Psicologia e Letras para um diálogo sobre as questões atuais. Nesse primeiro dia, a proposta foi discutir assuntos sobre a construção social de gênero, diversidade sexual no Brasil e, também, iniciar um debate sobre raça.

A princípio, os alunos puderam entender o embasamento teórico que sustenta todas as discussões a respeito de gênero e sexualidade. O intuito do curso é propor um diálogo sobre as temáticas que permeiam pela sociedade nos dias atuais, onde os participantes podem compartilhar suas experiências de vida e compreender um pouco dessa diversidade.

Foram exibidos os filmes ‘Minha vida de João’ e ‘Medo de quê’. “Esses filmes mostram a descoberta da homossexualidade e a cobrança da sociedade. A proposta aqui é orientar um debate entre os alunos, sempre com muito diálogo”, explicou a professora responsável, Rozana Souza.

A aluna do segundo ano de Serviço Social, Monique Machado, afirmou que gostaria que o assunto futuramente se tornasse um Projeto de Iniciação Científica (PIC). “Dessa forma, poderíamos realizar pesquisas de campo, entrevistar pessoas, para entender o que elas de fato sentem na pele de acordo com cada experiência vivida”, disse.

No final do curso, que ocorrerá no dia 21 de outubro, os alunos irão apresentar um vídeo feito com todo o conhecimento adquirido ao longo dos dois dias de aula. Os participantes receberão certificado e atividade complementar.


Veja Também: