Formação em Educação Física


O que você precisa saber sobre este mercado no Brasil

Publicado em 25/6/2019

Se você tem afinidade com a prática de atividades físicas e quer trabalhar para proporcionar saúde e qualidade de vida para pessoas de todas as idades, pode apostar sem medo na graduação em Educação Física.

O mercado de trabalho é amplo e permite crescimento na carreira. Aliás, o profissional de Educação Física é cada vez mais valorizado, visto que a população está se conscientizando sobre a importância de ter uma vida ativa para retardar o envelhecimento e prevenir uma série de doenças.

Como é o mercado da Educação Física no Brasil?

Para conhecer as perspectivas profissionais da Educação Física, é preciso saber como é a formação nessa área. Existem duas modalidades:

Licenciatura: tem duração de 4 anos e prepara o aluno para dar aula na educação básica (Ensino Fundamental e Médio). Permite também que o profissional siga carreira acadêmica, com docência universitária e pesquisas científicas relacionadas à área;

Bacharelado: tem duração de 4 anos e permite a atuação mais ampla, excluindo a educação básica. O profissional pode trabalhar em academias, setor de recreação e turismo, como autônomo (personal trainer), preparador físico, entre outros segmentos.

Se o aluno possuir o diploma de bacharel, ele pode complementar a formação tornando-se licenciado. Como já acompanhou muitas disciplinas em comum na primeira graduação, ele consegue o segundo diploma em um tempo reduzido. O mesmo vale para quem tem licenciatura, mas quer obter a formação em bacharelado.

Qual é o perfil desse profissional?

Quem escolhe fazer Educação Física não precisa ser atleta, mas deve gostar de exercícios físicos e do contato mais próximo com pessoas. Assim, é importante ser comunicativo, ter paciência para ensinar a melhor forma de fazer os movimentos e saber liderar (principalmente grupos escolares).

Quais são as principais áreas de atuação?

Para trabalhar na área, além do diploma, o profissional precisa ter o registro no Conselho Regional de Educação Física de seu estado. Acompanhe a seguir as possibilidades de atuação:

Educação

Trabalhar como professor do Ensino Fundamental e Médio com aulas de Educação Física, obrigatórias no currículo escolar, ou ainda como coordenador pedagógico de instituições de ensino.

O profissional pode prestar concurso público para atuar em escolas municipais ou estaduais ou ser contratado por escolas particulares.

Condicionamento físico

Ampla atuação em academias, clubes, spas e condomínios, planejando e supervisionando a prática da atividade física e elaborando programas específicos para cada aluno. Pode atuar ainda em empresas com programas de ginástica laboral.

Recreação

O profissional tem espaço em hotéis, clubes e associações, com o planejamento e coordenação de atividades recreativas para o público infantil.

Gestão

Quem quiser ter o próprio negócio pode gerenciar academias ou ainda prestar consultoria esportiva.

Esportes

O profissional de Educação Física pode trabalhar como treinador ou preparador físico de equipes esportivas ou iniciar pessoas de todas as idades na prática de alguma modalidade esportiva.

Reabilitação física

Cada vez mais, a prática de atividade física torna-se sinônimo de um corpo saudável, por isso a Educação Física vem ganhando o nome de “Medicina do Futuro”. Dessa maneira, o profissional encontra mercado também na área de reabilitação física, podendo atuar em clínicas médicas e hospitais.

Saúde 

A valorização deste profissional não se limita apenas às áreas de Educação e Esporte, mas também à área da Saúde.  O Ministério da Saúde (MS), atento aos fatores determinantes de saúde e principalmente aos altos índices de sedentarismo no Brasilincluiu a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), como fator primordial para melhorar a qualidade de vida da população.

O mercado da Educação Física vem crescendo no país, e quem opta por essa graduação consegue boas oportunidades profissionais. A dica é apenas escolher uma instituição de ensino de qualidade para ter uma formação consistente e começar a sua carreira com o pé direito nessa área. Saiba mais sobre o universo acadêmico aqui


Veja Também: