Foco nas relações étnico-raciais


Serviço Social promove mais uma edição do Seminário do Trabalho Profissional

Publicado em 10/11/2017

Tainã Sorrentino |  3º ano de Jornalismo

O XV Seminário do Trabalho Profissional do curso de Serviço Social do UniFOA, começou nesta terça-feira (7), no campus Aterrado. O projeto foi organizado pela coordenação de estágio do Serviço Social em parceria com os supervisores acadêmicos. O evento teve como objetivo trabalhar temáticas relacionadas ao exercício profissional dando enfoque para as relações étnico-raciais em forma de palestras e debates para os estudantes.

O curso promove o seminário uma vez ao ano, com cada edição realizada de forma diferenciada. Fundamentada a partir da demanda dos alunos, informadas nas pesquisas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação do UniFOA - CPA. Neste ano o tema escolhido foram as questões étnico-raciais. A primeira palestra foi ministrada pelo professor Hélio de Lena, abordando a história da África, da cultura africana e afro-brasileira. No dia 8 foi a vez do professor Felipe da Matta discutir sobre as classes sociais e violência contra os negros no Brasil. A professora mestre Karin Escobar também participou, fazendo a medicação da palestra.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Mônica Barison, esteve presente ressaltando a necessidade de eventos como esse para o aprimoramento dos acadêmicos. "Essas temáticas são importantes para construir fundamentação teórica, para que os alunos possam então analisar fenômenos que estão escritos na realidade social", explicou a. A docente Karin completou: - O evento promove as articulações entre a supervisão que acontece nas instituições campo de estágio, trazendo para aqueles que já estão inseridos ou não no mercado, um espaço para debates.

Estudantes de todos os anos participaram, além de ser aberto para a comunidade externa. A discente Tamires Diz do 4º ano de Serviço Social, destacou: - Foi bem bacana a experiência de participar do seminário neste ano, porque os professores trouxeram temas que se encaixam no nosso dia a dia, mostrando que podemos aplicar na nossa vida. Tornando essa experiência enriquecedora, finalizou.


Veja Também: