Engenharia Elétrica na prática


Alunos desenvolvem projetos em aula de Física

Publicado em 9/11/2017

Os alunos do 4º período do curso de Engenharia Elétrica colocaram a teoria em prática ao desenvolver projetos de circuitos elétricos na disciplina de Física III. A atividade foi proposta pelo professor Luciano Azedias Marins, a partir do uso da metodologia ativa ‘aprendizagem baseada em projetos’.

“O tópico da matéria era Circuitos Elétricos e eles tiveram um mês e meio para desenvolver um trabalho em grupo que envolvesse programação em arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware”, explicou o Luciano, que foi capacitado em metodologias ativas pelo consórcio Sthem Brasil.

O grupo da aluna Laísa Peres montou um carrinho totalmente controlado pelo celular através do Bluetooth. “Foi a primeira vez, dentro de sala de aula, que trabalhamos com a plataforma e aprender a utilizar desde já foi muito importante, porque é uma ferramenta muito comum em nossa área e chegar lá já sabendo como funciona vai facilitar muito a nossa vida”, comentou a aluna.  

Já o grupo do acadêmico Ricardo Araújo pensou em conscientizar os colegas de classe sobre 'álcool e direção' ao desenvolver um bafômetro. “Ele detecta partículas de álcool, que geram uma reação dentro do sensor, que por sua vez envia para o display o resultado do quanto de álcool a pessoa consumiu. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que bebem e dirigem, pensamos em fazer um trabalho voltado para conscientização acerca do tema”, comentou o futuro engenheiro eletricista.

– A parte mais interessante de trabalhar metodologia ativa com eles é tê-los como protagonistas de sua aprendizagem; muitos não haviam tido contato com o arduíno anteriormente, então foi um desafio que fez com que eles aprendessem na prática. Além do fato de sair do campo da teoria, por eu ter exigido que eles criassem um circuito com alguma aplicação, concluiu Luciano.


Veja Também: