Encontro de Pesquisadores em Serviço Social


Curso do UniFOA é representado em evento científico

Publicado em 12/12/2018

As professoras Daniele do Val e Mônica Barison e a egressa do Curso de Serviço Social, Ingrid Carvalho, participaram do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), organizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), em Vitória/ES, entre os dias 3 e 7 de dezembro. 

As docentes e a egressa apresentaram trabalhos frutos de projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito do curso de serviço social em parceria com o curso de direito. 

O ENPESS reúne pesquisadores de diversos programas de pós-graduação e escolas de graduação em Serviço Social de todo o país, o que possibilita apreender o conhecimento produzido e as principais tendências de análise da profissão.

“A participação em eventos como o ENPESS confere visibilidade ao UniFOA enquanto instituição de ensino que valoriza a produção e divulgação do conhecimento produzido. A prática da pesquisa é fundamental para o estudante que deseja agregar valor à sua formação profissional, pois desvela a realidade na qual pretende intervir, ampliando sua fundamentação teórica e ética”, pontuou a coordenadora do curso, Mônica Barison.

Os trabalhos apresentados foram: 

1) "Judicialização da Questão Social: políticas de saúde e sistema de justiça".

Autoras: Úrsula Amorim (curso de direito), Mônica Barison (curso de Serviço Social), Ingrid Carvalho (egressa do curso de serviço social, assistente social de Arapeí/SP)

 2) Reflexões acerca dos significados atribuídos pelos assistentes sociais ao fetiche dos direitos humanos no modo de produção capitalista".

Autoras: Ingrid de Carvalho Silva (egressa do curso de serviço social); Mônica Barison (curso de serviço social) 

3) "A (re)construção da identidade: do uso do nome social à alteração do registro civil de nascimento das pessoas trans e travestis".

Autoras: Daniele do Val (curso de serviço social); Amanda Nascimento, Jordana Silva, Laura Cardoso e Mariana Souza (todas estudantes do curso de direito) 

4) “Uma análise das (in) validações das contribuições facultativo baixa renda e o perfil dos segurados nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda”

Autores: Daniele do Val (Curso de Serviço Social), Dario Aragão Neto (Curso de Direito, Escritório da Cidadania), Isa Mara da Silva (Curso de Serviço Social), Marcos Paulo dos Anjos Correa de Carvalho.


Veja Também: