Defensoria Pública da União inaugura nova sede


UniFOA é representado na solenidade

Publicado em 1/12/2017

A Defensoria Pública da União em Volta Redonda inaugurou sua nova sede no bairro Aterrado, na última sexta-feira, 1. O UniFOA, que é parceiro do órgão em diversos projetos, foi representado na solenidade pelo responsável pelo Escritório da Cidadania, professor Dario Aragão Neto.

Lideranças quilombolas e de outras comunidades tradicionais estiveram presentes no evento para relatar as ações da defensoria em benefício desses povos. “Nos últimos anos a DPU tem sido cada vez mais atuante nas comunidades vulneráveis da região e temos muito orgulho de estarmos presentes nas atividades por eles desenvolvidas. O que queremos é manter e reforçar cada vez mais essa parceria, porque a defensoria é uma escola para os nossos cursos de Direito, Engenharia Ambiental, Medicina, entre outros, por se tratar de um aprendizado técnico da justiça  brasileira”, comentou Dario.

Claudio Luiz dos Santos, defensor público federal responsável pelo órgão no município comemora os projetos que atendem à comunidade. “Normalmente os órgãos públicos fazem atendimentos de acordo com a procura da população; fazemos o caminho inverso e vamos até às comunidades necessitadas. Porém não é um caminho inverso qualquer, fazemos um levantamento de vulnerabilidade de algumas comunidades e atendemos, com agendas anuais, diversos quilombolas da região”, lembrou o defensor, que completou:

– A defensoria é um instrumento de acesso à justiça e a justiça é mais do que o judiciário, porque ela se concretiza, por exemplo, educando aquele cidadão sobre os seus direitos e os aproximando de nós, o que auxilia na qualificação da defensoria, acrescentou.

Segundo defensor público geral federal, Carlos Eduardo Paz, a comunidade que recebe a presença e trabalho efetivo de um órgão como a defensoria, mostra avanços diretos e indiretos.  “Volta Redonda já contava com a DPU e agora conta com muito mais conforto e acessibilidade; temos como objetivo levar aos cidadãos o seu direito, ainda que seja apenas o conhecimento ou a exigência do cumprimento daquele direito. A DPU Volta Redonda reafirma o compromisso institucional da Defensoria Pública Geral da União, que olha para essa região como uma região muito importante, uma vez que existem aqui segmentos sociais de grande vulnerabilidade, como as comunidades tradicionais”, concluiu. 


Tags:

Veja Também: