Consumo consciente


Ação é iniciativa do diretório acadêmico de Engenharia Ambiental

Publicado em 6/11/2018

No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Para se ter uma ideia, se empilhados, os copos dariam uma volta e meia ao redor da terra. Mas infelizmente as práticas de descarte não exploram de maneira suficiente o potencial de reciclagem do produto, de modo que grandes quantidades de copos descartáveis acabam em aterros sanitários (no caso de cidades que possuem esse tipo de instalação) ou, são descartados de maneira inadequada no meio ambiente.

Pensando em ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservação, os alunos do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental, realizaram uma ação na qual distribuíram canecas acrílicas reutilizáveis para seus colegas. 

“Sabemos que o plástico hoje em dia é um dos maiores causadores da não preservação ao meio ambiente, e estudos indicam que o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 a 400 anos. O nosso projeto tem como objetivo reduzir a utilização do descartável e que essa atitude possa servir como exemplo para os outros cursos da instituição”, comentou a presidente do diretório, Nathália Damas.

Extra - Utilizando o copo reutilizável economiza-se energia elétrica que seria usada nas fábricas do descartável, deixaria de gastar combustível e gerar CO2 do transporte, além de economizar matéria-prima.


Veja Também: