Concurso de Pipas


Evento dos cursos de Engenharia movimenta campus Olezio Galotti

Publicado em 1/12/2017

O primeiro Concurso de Pipas coloriu o céu do campus Olezio Galotti, na quinta-feira, 23. Com o tema ‘FOA 50 anos’, o evento reuniu alunos do primeiro período dos cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Civil que construíram, em duplas, pipas dentro das categorias: pipa ecológica; engenhosidade e beleza; maior pipa; menor pipa.

O resultado dos ganhadores saiu após o somatório das notas da comissão julgadora, votação do público na urna do prédio 18 e a foto mais curtida da página Sala Verde, no Facebook. Os grandes vencedores foram:

  • Na categoria pipa ecológica: Laila da Silva Miguel e Larissa Goulart dos Santos, de Engenharia de Produção;

  • Na categoria engenhosidade e beleza: Rafael Guimarães de Carvalho, de Engenharia Civil, Marcelo Silva Riccó, de Engenharia Ambiental;

  • Na categoria menor pipa: Adrian Nogueira Modesto, de Engenharia Civil, e Karla Cristina dos Santos Freitas, de Engenharia de Produção;

  • Na categoria maior pipa: Diana Morais Ferreira, de Engenharia Civil, e Sabrina Pires Arantes, de Engenharia Ambiental.

O projeto é interdisciplinar e envolve as disciplinas de Expressão Gráfica e Geometria Analítica, através de metodologias ativas. “Seguindo geometria analítica, eles tiveram que calcular a área e fazer a verificação de ângulos, por exemplo, enquanto na disciplina de expressão gráfica precisaram desenhar todo o projeto em escala, em perspectivas e vistas. Todo o trabalho foi desenvolvido em dois meses”, explicou a professora responsável, Shane Goulart.

As pipas foram julgadas pela comissão formada pela reitora, Claudia Utagawa; pelas coordenadoras dos cursos de Ambiental e Produção, Ana Carolina Callegario e Byanca Lima; professores do curso e representante da divisão de marketing. A movimentação e animação dos alunos para o evento foi um dos pontos destacados pela reitora. “Quando eles se reúnem para um projeto que tem uma conotação tanto acadêmica quanto lúdica, faz com que enxerguem a engenharia, a física e todas essas matérias teóricas sendo aplicadas no dia a dia”, acrescentou.

As alunas Larissa Goulart e Laila da Silva Miguel, de Engenharia de Produção, escolheram o modelo de pipa criado por Graham Bell, no início do século XX, e venceram na categoria pipa ecológica. “Escolhemos esse modelo pela engenhosidade que ela tem e pela beleza que ela apresenta quando está no ar, além de ficar muito harmoniosa com o tema do projeto”, comentou Laila. “O processo de montagem demorou em torno de quatro horas, porque tivemos que fazer cada parte separadamente. Por ser uma pipa tetraédrica, ela tem todo um conceito matemático, que tivemos ler, entender como funciona para depois partir para a confecção”, completou Larissa.

As inscrições foram feitas através de doação de alimentos não perecíveis e os mantimentos arrecadados foram entregues no Centro Espírita Cirineu, no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda.

Galeria de fotos: 


Veja Também: