Capacitação


Professores do Design fazem oficina sobre Enade

Publicado em 15/3/2018

Na última terça-feira, 13, o Setor Pedagógico Institucional realizou uma oficina sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) com os professores do curso de Design. A prova contém questões contextualizadas, que permitem que o aluno associe teoria à prática. E a capacitação com foco nos docentes serviu para que eles também elaborem questões com esse padrão. 

O objetivo da avaliação, que ocorrerá no fim do mês de novembro, é medir o conhecimento geral dos alunos e competências para atuação profissional. A psicóloga, Bruna Casiraghi, tem realizado oficinas para explicar a abordagem do exame. A dinâmica adotada durante a oficina trouxe o estudo de provas passadas e a elaboração de questões a nível Enade.

“Como as questões são específicas sobre Design foi muito importante a participação dos docentes. A presença deles demonstrou que a equipe do curso está engajada em colaborar para o sucesso da avaliação”, destacou a coordenadora do Design, Patrícia Rocha.

Os professores demonstraram grande entusiasmo durante o decorrer da oficina, provando o interesse em aprimorar suas avaliações. “O curso serviu justamente para explicar em qual nível devemos trabalhar a complexidade das questões de nossas provas. A capacitação foi bastante produtiva, pois apesar de ter sido voltada para o curso de Design, também irá colaborar para as outras áreas que leciono”, disse o professor Alexis Aragão.

Enade - Parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que serve para avaliar a qualidade dos cursos de graduação de todo o Brasil. Aplicada a uma amostra selecionada de estudantes do último ano dos cursos, a avaliação é trienal e não analisa a atuação dos alunos, mas sim o seu rendimento em relação aos conteúdos e a qualidade dos cursos.

 


Veja Também: