Capacita Coren 2019


Curso foi realizado por meio da Pós-Graduação e o Conselho Regional de Enfermagem

Publicado em 28/6/2019

Aconteceu nessa quinta-feira, 27, o curso Capacita Coren/RJ, realizado por meio de uma parceria entre os cursos de Enfermagem da Pós-Graduação do UniFOA e o Conselho Regional de Enfermagem, Coren. O encontro, que aconteceu no auditório William Monachesi, no campus Olézio Galotti, serviu para atualizar os profissionais e estudantes da área e discutiu o tema ‘Urgência e Emergência Cardiovascular’.

Estiveram presentes na abertura do evento a coordenadora do curso de Enfermagem, Lucrécia Loureiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alden dos Santos; a coordenadora dos cursos de Enfermagem na Pós-Graduação, Miriam Salles Pereira; e a docente da Pós-Graduação e palestrante do evento, Lilian Prates Behring.

Um dos pontos altos do curso foi o debate sobre a importância da identificação das funções do enfermeiro, auxiliar e técnico. “Vamos dar o exemplo do futebol. Sabemos que o Tite é técnico da seleção, correto? E também, que o Neymar é um jogador. Quem deve bater o pênalti é um jogador, ou seja, o Neymar, e se ele erra, ninguém vê o Tite sendo enviado no lugar do Neymar porque ele é teoricamente melhor. Assim deve acontecer no nosso meio. Você faz o que está apto e foi treinado para fazer. Se todos sabem os seus postos, as chances de confusão e erros serão menores”, orientou a enfermeira, que representa a profissão no American Heart Association.

A aluna do Curso Técnico em Enfermagem da Faetec, Vitória de Castro Purcina, relatou ter gostado de toda a apresentação e que certamente suas dúvidas foram sanadas. “Ela disse o que precisamos saber e que nem sempre é dito. Estou muito satisfeita com a oportunidade. Para mim, a parte mais marcante foi o início, quando ela falou sobre as doenças cardiovasculares e sobre a importância de não menosprezar o técnico, afinal de contas um profissional depende do outro”, contou a futura técnica.

Cristiana Costa Ferreira é formada pelo Senac de Resende no curso de Técnica de Enfermagem e disse que o curso foi esclarecedor. “A fala da palestrante que mais me marcou foi ‘quando você tem conhecimento, nada te para’. Ela quis dizer com isso, que o conhecimento é tudo.  Além disso, que o técnico também é capaz de salvar uma vida, e que, em uma equipe, quando você tem um subordinado é melhor ainda. O evento foi nota 10”, declarou a técnica.

O Coren - Com o objetivo de zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo Código de Ética e a execução da Lei do Exercício Profissional, o Coren foi criado em 1973 a partir da lei de número 5.905 e é uma entidade independente, que atua no campo da fiscalização do desempenho profissional.

Conheça os sites:

American Heart Association

Coren Rio de Janeiro


Veja Também: