Alunos produzem guia de saúde em tempos de coronavírus


Trabalho foi desenvolvido por meio do PET-Saúde

Publicado em 15/4/2020

Os alunos do Centro Universitário de Volta Redonda que participam do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, produziram o Guia de Cuidados com a Saúde em Tempos de Covid-19. O material de utilidade pública tem como objetivo levar até a sociedade informações claras sobre o coronavírus.  

Diversos assuntos foram abordados no guia, como o período de incubação da Covid-19, as formas de tratamento e prevenção, dicas de confecção de máscaras caseiras, alimentação saudável, orientações com a saúde bucal e também sobre atividade física. Leia aqui

Ao todo, 11 alunos participaram da elaboração do material, sendo de cinco cursos diferentes do UniFOA: Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia.

O acadêmico do 7° período do curso de Nutrição, Leonardo de Oliveira, destacou a dimensão do PET-Saúde para os estudantes e para a sociedade:

- O programa do Ministério da Saúde nos permite uma vivência, ainda na graduação, dos desafios e aprendizados diários dos profissionais das diversas áreas de saúde, que estão inseridos na saúde pública. A força do trabalho colaborativo foi de muita importância nesse tempo de pandemia, a união e a vontade dos acadêmicos fizeram toda a diferença para o desenvolvimento do material, pontuou Leonardo.

Contribuir com a sociedade é um dos pilares da FOA/UniFOA, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Chaboli Gambarato:

- Considerando o contexto de fake news, no qual as redes sociais estão inseridas, a criação do guia representa uma fonte de informação segura e validada por profissionais da saúde. Dessa forma, os alunos e professores do PET-Saúde contribuem com a sociedade de forma séria e responsável, destacou o pró-reitor.

A possibilidade de conviver com alunos de outros cursos é um dos pontos principais da experiência PET-Saúde. “Pensar de forma interprofissional é a melhor maneira de conseguir ver o paciente como um todo, e aprender isso ainda na formação é um diferencial”, pontou a aluna do 4° ano do curso de Enfermagem, Karina Ramos.

Saiba mais sobre o PET-Saúde

PET-Saúde foi instituído em 2008, com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.

A medida consiste em uma das estratégias mais promissoras que compõe o conjunto das ações do plano de Educação Interprofissional do Brasil pelo fato de permitir, de forma mais concreta, a realização de iniciativas que poderão colocar em prática os aspectos teóricos, por meio da atividades educacionais envolvendo estudantes das mais diversas graduações da área da saúde, compartilhadas com profissionais dos serviços de saúde e usuários, o que viabilizará o desenvolvimento de práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS / OMS) no ano de 2016.

Participantes do Projeto

  • Discentes do curso de Nutrição

Ana Carolina Vécio Botelho

Hellen Joyce Ribeiro de Rezende

Leonardo de Oliveira Moura

Rayssa Gonçalves Ribeiro de Almeida

  • Discentes do curso de Medicina

Lorena Araújo Silva Dias

Lorenna Jacob de Mendonça

Mariana Sandoval Terra Campos Guelli

  • Discentes do curso de Enfermagem

Flávia Selvati

Karina de Souza Ramos

Lohany Gomes Ferreira Teixeira

  • Discente de Educação Física

Mohanna Dornas da Silva

  • Discente de Odontologia

Camila Gobbi

  • Revisão de Conteúdo

Natália Vicente Sesto Feres Costa - Nutricionista Preceptora do PETSAÚDE/Interprofissionalidade

Ana Paula Caetano de Menezes Soares - Nutricionista Coordenadora de Grupo Tutorial do PET-SAÚDE/Interprofissionalidade

Marciléia Dias de Sá Paiva Lima - Coordenadora de Projeto do PETSAÚDE/Interprofissionalidade de Volta Redonda

Alden dos Santos Neves - Coordenador Institucional do PET-SAÚDE/UniFOA


Veja Também: