Ação pelo Dia Mundial da Voz


Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia faz Triagem Médica

Publicado em 16/4/2019

Foi realizada mais uma Triagem Médica do UniFOA nos shoppings Park Sul e Sider, no último domingo e segunda-feira, 14 e 15. Promovida pela Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, a atividade teve como objetivo alertar a comunidade sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de laringe, além de discutir sobre os cuidados com a voz e mostrar os sinais de alerta. A ação vai de encontro a 21ª Campanha Nacional da Voz, em lembrança ao Dia Nacional da Voz: no dia 16 de abril.

A professora responsável pela disciplina de Otorrinolaringologia, Nadejda Varginha, além de expor a ação como um projeto pela Semana Nacional de Prevenção dos Distúrbios da Voz e da Laringe, ressaltou detalhadamente os anseios para a realização do atendimento gratuito. “Ao chamarmos a atenção para os distúrbios crônicos da voz, podemos assim alertar a população em relação a possíveis causas de tumores na laringe, outras neoplasias malignas e doenças estruturais das pregas vocais, como nódulos e pólipos vocais, trazendo uma clara noção aos seus devidos tratamentos”, apresentou a doutorada em Ciências.

Nadejda ainda expressou suas compreensões para com as importâncias da atividade, tanto para os alunos participantes quanto para a comunidade em geral. “O movimento configurado como extensão curricular, objetiva treiná-los a orientar a população com eficácia e integrá-los na feitura dos exames clínicos e físicos, avaliando os pacientes juntamente com os especialistas envolvidos na campanha. Portanto, creio que a ação traz um inestimável conhecimento prático aos estudantes ao passo em que dá um excelente suporte a todos”, revelou a docente.

Entre os alunos e alunas participantes, a acadêmica do 3º módulo de Medicina, Júlia Alves, refletiu sobre suas atividades na Triagem Médica. “Além da incontestável relevância agregada ao curso e a minha formação, o contato direto com as pessoas demonstra o valor atencioso da instituição ao se preocupar com a saúde da população. Pude aprender bastante com as ações que desenvolvi em conjunto com meus colegas e integrantes da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia e fico feliz em oferecer um bom atendimento às pessoas”, declarou Júlia.

As ações continuam - Nesta terça-feira, os estudantes continuam os procedimentos a partir de exames de maior precisão em três locais de atendimento: no campus Leonardo Ferreira Mollica, hospital e centro de estudos médicos do UniFOA no Retiro; no Anexo ao Hospital São João Batista, localizado no bairro Colina; e na Policlínica do campus Olezio Galotti, em Três Poços. Caso sejam constatados sintomas ou malefícios em desenvolvimento, os pacientes serão encaminhados às redes públicas ou privadas de saúde.  

As Campanhas Nacionais da Voz são promovidas pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) em parceria com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).


Veja Também: