A inserção no Mercado de Trabalho


Semana acadêmica das Engenharias Civil e Mecânica reúne alunos

Publicado em 9/10/2017

A XXV Semana Acadêmica da Engenharia Civil e XVII Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica começou, nessa segunda-feira, 9, discutindo a inserção no mercado de trabalho. Alunos dos dois cursos lotaram o Centro Histórico-Cultural, no campus Olezio Galotti, para a palestra de Alan Carlos, gestor de Recursos Humanos. O evento se estende até o próximo dia 11.

O encontro trouxe dicas para os acadêmicos sobre os cuidados que se deve ter na hora de preparar um currículo e participar de uma entrevista de emprego. “O primeiro contato da empresa com o profissional é através do currículo e da entrevista. Os principais erros durante uma entrevista é a mentira, erros de português, muitas gírias, roupas inadequadas, prepotência e o atraso”, pontuou Alan.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, José Marcos Rodrigues Filho, Zito, explicou que os dois cursos caminham juntos e, por isso, a ideia de promover as semanas acadêmicas em conjunto. “A integração entre os dois grupos de discentes (Mecânica e Civil) pode resultar em projetos de pesquisa, uma vez que as duas áreas conversam entre si. Quanto mais estivermos entrosados, sabendo o que é um papel de um e de outro no empreendimento, com certeza teremos empreendimentos mais velozes e eficazes”, explicou o coordenador.

Diretórios Acadêmicos em ação

Os temas da palestra e dos minicursos foram pensados pelos alunos dos diretórios acadêmicos de ambos os cursos. “Buscamos trazer assuntos mais técnicos e que temos contato mais com a parte teórica que prática, porque assim conseguiremos ampliar o nosso conhecimento nas duas frentes”, lembrou o presidente do diretório acadêmico de Engenharia Mecânica, Guilherme de Oliveira.

“Os minicursos acontecem durante o dia todo porque queríamos contemplar o maior número de alunos possíveis. Participar da organização do evento tem sido enriquecedor, porque adquirimos um pouco mais de conhecimento, além do que está dentro de sala de aula”, comentou a presidente do diretório acadêmico de Engenharia Civil, Tainah Tito.

Minicursos

A semana se voltou tanto para a qualificação técnica quanto pessoal dos alunos. Ao todo são sete minicursos acontecendo nos três dias. Para a inscrição, os alunos precisaram doar uma caixa de leite que serão destinadas a instituições.

A aluna do oitavo período de Engenharia Civil, Aline Marques, participou do Revit e MS Project. “Aprendi muito e foi de grande valia, uma vez que já estou perto do mercado de trabalho e ainda não tinha conhecimento das duas ferramentas, principalmente o Project, que é de gerenciamento de projetos e muito importante pra minha carreira”, comentou a futura engenheira civil.


Veja Também: