79ª Semana Brasileira de Enfermagem


Evento reuniu professores, alunos e enfermeiros nessa terça

Publicado em 16/5/2018

A 79ª Semana Brasileira de Enfermagem debateu “A Centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”, nessa terça-feira, 15, com o objetivo de discutir as implicações do conhecimento e do cuidado para a Enfermagem na sociedade atual, com base na historicidade, determinação social e constituição da enfermagem enquanto profissão.

O encontro aconteceu no Centro Histórico-Cultural, no campus Olezio Galotti, e estiveram presentes o vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado; a coordenadora do curso de Enfermagem, Ilda Cecília Moreira da Silva; o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e a presidente da ABEn Regional Volta Redonda, Márcia Canavez.

A Semana Brasileira de Enfermagem acontece, concomitantemente, em todo o Brasil, anualmente. “A abordagem dessa edição foram as formas de cuidar e gerenciamento de instituições de saúde, tanto ao nível da atenção primária quanto hospitalar”, explicou a coordenadora do curso.

As atividades do evento tradicional, que foi instituído por um decreto presidencial de Juscelino Kubitschek, começam sempre no dia 12 de maio e terminam no dia 20 do mesmo mês. “As datas marcam o nascimento de Florence Nightingale, a percussora da enfermagem moderna no mundo, e morte de Anna Nery, pioneira da Enfermagem no Brasil, respectivamente”, relembrou Ilda Cecília, que acrescentou que os enfermeiros Wesley da Silva e José Luiz da Silva abordaram o protagonismo do enfermeiro nas emergências durante a mesa-redonda.

Novidades - O prefeito de Volta Redonda anunciou mudanças na carga horária dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. “Atualmente a carga horária de trabalho de um enfermeiro é de 40 horas. Com muitas reivindicações conquistamos as 30 horas”, concluiu a coordenadora.

Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência - Durante o evento, foi apresentada a Liga Acadêmica de Enfermagem e Emergência (LAEEM) composta pelos alunos Nathália Câmara, coordenadora geral; Davi Fideles, vice-coordenador geral; Claudio Carvalho, tesoureiro; Kátia Monteiro, secretária; Ana Carolina Barboza, vice-secretária; Nerielson de Oliveira, coordenador de Extensão e Pesquisas, e Jéssica das Neves, coordenadora de marketing, orientados pelo professor Ary Spacoski.

A LAEEM atuará no estudo, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de emergência nas diferentes áreas da sociedade, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos graduandos e participantes vinculados.

A partir do mês de junho, os acadêmicos poderão se inscrever na liga. Para mais informações, acessem a página da LAEEM no Facebook: https://www.facebook.com/laeemunifoa/


Veja Também: