FOA e UniFOA - Duas instituições, uma história


A Fundação Oswaldo Aranha – FOA e o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA são duas instituições distintas. A fundação é a mantenedora do centro universitário.

Isso ocorre porque quando houve a primeira demanda por ensino superior na região, era preciso que se criasse uma fundação que mantivesse as faculdades. E assim permanece até hoje.

Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA  

Em 1999, com o credenciamento do MEC, o Centro de Ensino Superior de Volta Redonda - Cesvre foi elevado à condição de centro universitário, transformando-se no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

Tradição e qualidade no ensino são os principais diferenciais do UniFOA. A qualidade foi atestada pelo MEC com o credenciamento a centro universitário e os consecutivos recredenciamentos com conceitos elevados, e a tradição provém de décadas formando profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho regional e nacional, disseminando e gerando conhecimento com pesquisa técnica e científica e atendendo à comunidade com dezenas de ações de extensão.

A estrutura organizacional acadêmica foi readequada, diante dos anseios relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, e para promover todas essas atividades o UniFOA estendeu suas ações acadêmicas para outros campi.

Em 2011, o Ministério da Educação recredenciou automaticamente o UniFOA para um período de cinco anos.

Dentre os 140 centros universitários do Brasil, o UniFOA é hoje o melhor centro universitário do Estado do Rio de Janeiro, entre públicos e privados, e é o sétimo melhor do país, segundo o IGC, em dados atuais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep.


Fundação Oswaldo Aranha - FOA


Criada em 1967, é resultado da união de diversos profissionais e segmentos da sociedade, empenhados na implantação de um curso de Medicina em Volta Redonda. O nome da fundação é uma homenagem ao ministro das relações exteriores do Governo de Getúlio Vargas, personagem importante na construção da cidade.

A FOA veio suprir na região Sul Fluminense a demanda por ensino superior, para disseminar a pesquisa técnica e científica e formar profissionais, inicialmente com as escolas de Ciências Médicas (1968), Odontologia (1970), Engenharia Civil (1970), Educação Física (1971) e Ciências Contábeis (1975).

As escolas mantidas pela FOA foram integradas, em 1993, com a criação do Centro de Ensino Superior de Volta Redonda - Cesvre. 

 


Missão e Visão


Missão

"Promover a formação humana, científico-tecnológica e profissional, fundamentada na ética e norteada pela responsabilidade social, em função da produção e administração de conhecimentos de modo a empreender o bem-estar coletivo".

Visão

"Ser um Centro Universitário de excelência em formação e qualificação profissional, reconhecido nacionalmente pelo grau de comprometimento humano e social que imprime às suas atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão".