Grade/Matriz Curricular Modular

Os módulos da grade/matriz são distribuídos em eixos verticais e horizontais transversais, conforme descrito abaixo:


Eixo I - Bases Morfofuncionais do Ser Humano - constituído por três módulos distribuídos da seguinte forma:

  • Módulo I: Os sentidos, a percepção e o movimento;
  • Módulo II: A circulação e a troca gasosa;
  • Módulo III: Equilíbrio vital.

As atividades do Eixo I incluem atividades práticas laboratoriais (anatomia, fisiologia, bioquímica, etc), simulação em laboratório de habilidades (propedêutica) e atividades de vivência clínica, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde da Família.



Eixo II – Agressão e Defesa; Relacionamento Médico-paciente - constituído por 2 módulos distribuídos da seguinte forma:

  • Módulo IV: O adoecer;
  • Módulo V: Relacionamento Médico-Paciente.

As atividades práticas do Eixo II possuem um nível de complexidade diferente do eixo anterior, incluindo novas simulações no laboratório de habilidades, atividades ambulatoriais, em ambiente hospitalar e em vigilância sanitária.



Eixo III - Cuidados em Saúde - constituído por três módulos, estrututado em linhas de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança, do Adulto e do Idoso, inclui também urgências e emergências.

  • Módulo VI: Cuidados elementares em saúde e doenças prevalentes;
  • Módulo VII: Doenças prevalentes e queixas comuns;
  • Módulo VIII: Doenças crônicas.

Eixos horizontais transversais:


Medicina e Humanidades: prioriza conteúdos de Educação em Saúde, focados na formação biopsicossocial do aluno como, por exemplo, ética, cidadania, comunicação, profissionalismo,direitos humanos, relações étnico-raciais, educação ambiental, entre outros.

Saúde e Sociedade: prioriza conteúdos de Gestão em Saúde, focados nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários aos serviços e cuidados de saúde, segurança do paciente, programas preventivos, planejamento e gestão de serviços de saúde, da atenção básica, da clínica, entre outros.

Habilidades Médicas: prioriza os conteúdos procedimentais do curso, focados nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à prática médica. Tem supervisão docente e conta com o apoio do programa de monitoria, integrando conteúdos básicos do curso com conteúdos clínicos.

Todos os eixos, verticais e horizontais, incluindo o internato, enfatizam os agravos contidos na lista de condições sensíveis à atenção primária.

Estágio Curricular (internato)

O estágio do curso está de acordo com a Lei 11.788/2008 e é realizado em diversos cenários de aprendizagem conveniados com o SUS e com o sistema privado, de forma que o aluno tenha vivências em variadas realidades sociais. Nessa etapa do curso, os alunos aplicam e aprofundam seus conhecimentos em atividades práticas, junto ao paciente e ao preceptor, que são vivenciadas em cenários apropriados, onde os atores envolvidos (aluno – paciente – preceptor – comunidade) estão inseridos diretamente na assistência à saúde, considerando a Atenção Primária e a Urgência e Emergência e outras áreas, a saber: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Mental, como preconizado pelas atuais DCNs. O internato exige ampla articulação entre teoria/prática, além de noções básicas das demais áreas correlatas da arte e ciência médicas.

Eixo horizontal transversal do internato – Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde Mental– acontece nos 9º, 10º e 11º módulos, priorizando conteúdos relacionados ao Programa de Saúde da Família, vigilância epidemiológica e sanitária, integração médico-paciente-família-comunidade, trabalho multidisciplinar, entre outros.