Ementa


1 - Filosofia, Conceitos Básicos. Definição de Qualidade. Sobrevivência Na Nova Ordem Mundial, Competitividade. Histórico da Qualidade. Benefícios Internos e Externos da Qualidade. Custos da Qualidade. a Gestão Pela Qualidade Total (Tqc, Cwqc, Toyota, Tqm, Bsc, 6 Sigma e Lean 6 Sigma). 2 - Ferramentas da Gestão Pela Qualidade Total. Gestão da Rotina: Masp, Brainstorming, Multivotação, Gut-Cd, 5W2h, Fluxogramas, Pdca e Sdca, Unidades Gerenciais Básicas, Programa 5S, Padronização da Rotina, Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho, Auditorias Internas, Programa de Educação, Reuniões Relâmpago, Administração Visível, Monitoração de Clientes, Grupos Kaizen. 3 - Principais Sistemas de Garantia da Qualidade: Sistemas de Certificação: Iso (9001, 14001, 17025 e 65), Sa 8000, Ohsas 18000 Metodologia de Implantação, Documentação, Requisitos, Participação da Alta Administração, Gerência Média e Instâncias Operacionais. Pré-Auditoria, Auditoria de Certificação, Auditorias de Manutenção. Eficácia Empresarial, Mapa de Processos, Organização Versus Burocratização, Motivação, Trabalho em Equipe. 4 - Controle da Qualidade As Sete Ferramentas da Qualidade: Diagrama de Ishikawa, Histograma, Folha de Verificação, Estratificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Dispersão, Gráficos de Controle. Círculos de Controle da Qualidade Leansix Sigma: a Estratégia Seis Sigma e O Lean Manufacturing (Produção Enxuta). 5 - Uso de Software (Excel Com Aplicativo Estatístico)